Dente de Leite

27 de março





MAUS HÁBITOS (SUCÇÃO DE POLEGAR)


Ver um bebê com o dedo na boca pode parecer uma graça para seus pais e familiares. Mas é um hábito nada saudável, e o pior, é difícil de ser interrompido!
Desde a vida intra-uterina a criança já desenvolve o hábito de sugar, que é necessário para a amamentação e para o amadurecimento psíquico. É uma necessidade fisiológica!
Mas no primeiro ano de vida, se esse hábito de chupar dedo estiver presente com freqüência, pode prejudicar por toda infância, causando sérios problemas odontológicos, como mastigação e deglutição.
O mais preocupante é o crescimento facial deste bebê.
Com a presença do dedo na boca podemos movimentar o osso alveolar (osso do céu da boca) e os dentes para locais indesejáveis com relação ao processo de crescimento normal. 



Quando essa força anormal do polegar é removida, o desenvolvimento fisiológico busca a normalidade, busca o equilíbrio.

Por isso que a maioria das crianças que tem o hábito de sugar o polegar não tem maloclusão típica que esse hábito deveria provocar! 

Para essas e outras orientações se faz necessário uma consulta a um odontopediatra que junto a um tratamento precoce permitirá solucionar anomalias sem a necessidade de tratamento ortodôntico ou ortopedia funcional dos maxilares mais tarde.



Um beijo e até a próxima!




Dra. Vera Cláudia Gomes Romain
CRO 15.208
Rua Sampaio Viana, 202 cj. 126
Tel: 11 3889-9629









07 de março




Primeira Consulta ao Dentista

Bom dia,
Gostaria de dar um recado para todas as mamães: 
A primeira consulta odontológica para bebês deve ser feita já no primeiro ano de vida, ou seja, antes de começar a aparecer os primeiros dentinhos!










o  É neste primeiro ano de vida que se estabelece os hábitos de higiene, amamentação, alimentação e outras orientações sobre sucção de chupeta e dedo! São orientações que farão toda a diferença para se evitar o aparecimento de cáries, problemas gengivais e mal-oclusões (mal encaixe entre os dentes e possível desarmonia de lingua e lábios).  Nesta consulta muitas sugestões serão feitas, para que os pais compreendam os objetivos e os cuidados com relação à saúde bucal de seu filho! Por isso sugerimos uma consulta à um Odontopediatra o quanto antes por que a saúde de um ser humano começa pela boca!
Um beijo e até a próxima!



“Fiquei muito feliz com o convite da Marcella para escrever aqui no blog!

Bem, primeiro deixe eu me apresentar. Meu nome é Vera Cláudia Gomes Romain.
Sou especializada em Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares e Estética Dental. Me formei em 1977 e desde então não parei mais de estudar, afinal quem trabalha na área da saúde precisa sempre estar atualizado! Também sou membro da ABFCOC – Academia Brasileira de Fisiopatologia Crânio-Oro-Cervical.

À partir da próxima semana darei dicas para os bebês, crianças e adultos.

Um beijo,
até mais e lembrem-se de escovar bem os dentinhos rs!”




Dra. Vera Cláudia Gomes Romain
CRO 15.208
Rua Sampaio Viana, 202 cj. 126
Tel: 11 3889-9629

                                                                                                                                                                                                                           

Um comentário:

  1. Andréa Bulbarelli1 de março de 2012 18:29

    Dra., bem vinda ao time!!!!!!! Vamos aprender muito com sua dicas! Beijos

    ResponderExcluir

O que você achou?